COMENTAR

4 de out. de 2013

O quanto você lê?

A pergunta do título parece simples, mas sinceramente, que tipo de escritor você pensa que é, se não lê? Eu sou uma leitora-escritora, mas leitora principalmente. Não digo que tenho a melhor escrita que já conheci, ou que sou um deus da escrita, mas ler é o passo inicial para um bom escritor. Durante os últimos meses, venho refletindo sobre pessoas que conheço que não cultivam o hábito da leitura; passei a observá-las, conferir o que escreviam e até questionei algumas vezes se eles costumavam ler, pelo menos, um livro por mês ou o jornal do dia. A maioria dessas pessoas respondeu que não... E aí eu fiquei preocupada.

Tenho sorte de ter uma mãe que me ensinou a ler e escrever muito cedo, porque se dependesse das escolas, dificilmente eu "pegaria" gosto pela coisa. Não lembro exatamente o que ela me dizia, mas obrigada mamãe por ter criado esses hábitos em mim - você tem uma parcela de culpa na minha escolha de profissão, caso esteja lendo isso. Esse estímulo que recebi na infância foi importante, ele é como uma base para o que me tornei. Mas e quem não recebeu esse estímulo? Ou continuam sem ler, ou só tomam gosto pela coisa mais tarde. O problema é que, me referindo ao curso de Jornalismo, enxergo muita gente evitando a leitura e querendo escrever. Não digo que não fazer uma coisa anula a outra, pois qualquer um é capaz de escrever, porém não creio que seja possível escrever bem sem uma base teórica, sem a leitura.

O que enxergo entre os aspirantes a jornalistas que me cercam é: eles querem ter seus textos lidos e apreciados, mas não buscam ler e apreciar os textos de outros. É só a  necessidade de destaque, a vaidade exacerbada ou a preguiça de exercitar a leitura? Não sei, mas eu posso afirmar que esses não-leitores são aqueles que mais possuem dúvidas quanto à gramática, coerência e coesão de seus textos. No fundo, a insegurança está lá, por isso tentam se reafirmar como escritores incansavelmente. Não os culpo por isso, porque todo mundo que escreve quer ser notado, reconhecido e elogiado - eu também, inclusive -, mas essa forma de egoísmo precisa dar espaço ao aperfeiçoamento. Uma chance, duas, três... Pois a leitura merece.

Ler não é só interpretar um texto, entendê-lo realmente exige mais paciência e absorver o conhecimento contido nele é, talvez, o grande "desafio" da leitura. Aos amigos que me pedem dicas (como se eu fosse alguma profissional... até parece!), eu sempre recomendo gramáticas, pesquisas sobre o assunto que deseja escrever, checar diferentes pontos de vista e, principalmente, a leitura de um livro/revista/artigo/qualquer coisa que seja de seu agrado, para tornar tudo mais prazeroso e fácil. Todo estudante de jornalismo tem a obrigação de ler, me perdoem a generalização (que eu detesto!), mas é verdade! Você não irá se tornar um grande jornalista se não tiver esse discernimento, infelizmente. Sei que ainda tenho muito a aprender e melhorar, essa aceitação me abre portas para ler mais e mais, portanto, estou em constante transformação e aperfeiçoamento da minha escrita - da personalidade também, mas isso já é papo pra outro texto. Então eu reafirmo: leiam, leiam, escrevam e leiam mais um pouco.

A leitura expande o vocabulário, te insere em outros pontos de vista, dá o poder de interpretação, aguça o seu lado crítico e te transforma como pessoa e futuro jornalista. Exercitar seu conhecimento nunca é demais, então não tenha medo de desafiá-lo com novas palavras, novos termos e novas ideias. O Jornalismo é uma área abençoada quando se trata de inserção em novos contextos e áreas, explore tudo isso o máximo que puder e, certamente, sua vivência e gramática irão transformar sua escrita. Ninguém nasce escrevendo, mas no fundo, só aprende lendo.

7 comentários:

  1. Esse é o tipo de blog que irei vistar <3
    Seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  2. Sua linda <3 nem posso dizer que irei visitar o seu pq né KKKKKKKKKKKKK everyday! obrigada :3

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro de quando voinha me botava pra fazer cópia de alguns textos (minha caligrafia era horrível) e toda vez que eu errava, mesmo que uma vírgula, ela me botava pra refazer a cópia toda. Hoje eu agradeço por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voinha é diva, mininu, tá pensando o quê? HAHAHAHAHAHA

      Excluir
  4. Comentando um pouco atrasada, mas.. Estou adorando o blog, porque está sendo dito toda a sua opinião, tudo o que se passa pela sua cabeça, e acho que isso seja ótimo. Adoro ler, e creio que o inicio da minha vida literária também influenciou na minha decisão de querer ser jornalista. Ainda está muito cedo, mas tenho certeza de que será a profissão que me agradará futuramente. Obrigada pela ajuda com seus textos, seu blog. Parabéns, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu respondendo ainda mais atrasada, hahahaha! Obrigada, Ketley. Espero que você, futuramente, goste do curso, porque tô achando maravilhoso - mesmo com seus probleminhas. Obrigada novamente e sucesso pra você :D

      Excluir
  5. Realmente, tem muita gente tentando escrever sem ter o hábito da leitura. Eu, particularmente adoro ler e escrever, mas como tenho consciência de que ainda não li o bastante (ok, nunca é o bastante) e meu vocabulário ainda parece ser limitado, não tenho coragem de publicar nada que eu escrevo. kkkkk Na verdade só vim aqui dar uma olhadinha no blog e acabei me surpreendendo. Você escreve muito bem e trata de assuntos que realmente me interessam. Parabéns, e continue assim. *-*

    ResponderExcluir